Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alto Custo

Alto Custoclip_image002

Ariadne era jovem. Havia um show internacional na cidade de dez mil habitantes. Depois do show, o baile.

Uma apresentação internacional em uma cidade de pequeno porte tem custo alto. Ariadne pediu a sua mãe que comprasse ingressos para a festa.

_Filha, cada ingresso custa R$ 600,00, esse preço é uma extorsão para gente como nós. Eu não comprarei. Entenda e não peça.

A jovem ficou aborrecida, mas compreendeu e não tocou mais no assunto com a mãe.

A festa seria no sábado, que também é o dia de maior movimento no salão de beleza, boa parte da população feminina da cidade parte para o salão se arrumar nesse dia. O assunto, nesse sábado, é o show internacional na cidade. Quem havia comprado algum ingresso estava eufórico e quem não comprara, preparava o seu lugar em um banco da praça para ouvir. Ariadne ficou alheia aos comentários e olhava para frente, ou seja, para a parede com uma propaganda de condicionador capilar com um ar de concentração e preocupação com a sua cabeleira longa.

À saída do salão, a viúva Semíramis puxou conversa.

_Ariadne, fiquei viúva há quatro meses e quero me distrair. Comprei quatro ingressos para a festa; levarei a minha filha Lourdes; a Renata, colega da escola onde vocês estudam e gostaria que você fosse conosco. Eu levarei a Renata para casa e depois te levo. Peça permissão à sua mãe e diga para ela ficar sossegada. Afinal, vocês meninas e se dão bem.

Ariadne mudou de fisionomia, chegou a sua casa e convenceu a mãe a permitir que fizesse parte desse grupo para assistir o show.

_Se é assim, está bem. Pode ir. Tenha uma boa diversão.

Acaba o show internacional e começa o baile. Um grupo composto pelas pessoas de destaque na cidade inicia a dança. Passadas algumas músicas, os casais param no meio do salão, os homens piscam uns para os outros e os casais trocam de pares enquanto o maestro prossegue com as músicas calorosas e cheias de ritmo.

A mãe aguarda a filha ansiosa para saber se a filha gostou do show. Ariadne chega conforme o combinado com Semíramis.

_A festa foi boa, pergunta a mãe.

_O show foi excelente. Pena o que aconteceu. Os casais trocaram de pares, costume normal na cidade, afinal todo mundo dança não importando com quem. Mas na hora em que o senhor Tenório beijou a dona Emerenciana, que é aquela senhora casada com o senhor Justino, com paixão, viemos embora. A dona Semíramis disse que a cidade, a partir daquele momento, não seria mais a mesma.

A mãe sentiu-se triste porque Semíramis acabara de perder vários amigos ao presenciar aquela atitude, triste porque a filha viu e se, algum daqueles casais se arrependesse, voltar-se-iam contra o público que o assistia. Mesmo sem gastar um centavo, o preço da festa fora alto demais.

2 comentários:

João Maria Ludugero disse...

Por gentileza,passe lá no meu blog.
Se gostar, me persiga. Felicidades!
Abraços,
João.
www.ludugero.blogspot.com

Milton Alves disse...

Querida Amiga seguidora! Receba esse link como uma singela homenagem do POSTS À BEIRA MAR pela passagem do dia das mães:
http://postsabeiramar.blogspot.com/2011/05/ser-mae.html
Beijos e abraços!