Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 28 de junho de 2015

Venderam a Casa / Reflexão

Venderam a Casa

clip_image002

Venderam a casa. Chegará o momento em que todos os vizinhos saberão. Quem vende a sua casa, seja por que motivo for, terá que dizer e, se não disser, quando os novos moradores chegarem, a constatação se dará.

Natural é que, os moradores da região, queiram saber quem serão os novos vizinhos, todos nós temos vizinhos que gostamos que sejam nossos vizinhos e outros dos quais nos perguntamos se alguém os merece como vizinhos.

Particularmente, gostei muito dos novos vizinhos, cordiais e educados, gente que vale à pena vizinhar, respeitando-se a privacidade de cada um.

Os novos vizinhos têm algo de alma em comum, algo antigo e algo moderno.

A grande maioria dos novos vizinhos são estrangeiros, americanos e europeus, além dos vizinhos brasileiros que conquistaram certo posto de respeito no meu coração.

Moradora antiga da região eu já tive vários vizinhos, já me adaptei a muitos vizinhos, gente que bem quis e malquis convivências. Culturas diversas são desafiadoras, exigem o apuramento das concordâncias, muito interessante.

Assim somos nós por mudanças nas nossas vidas, os vizinhos também passam por mudanças, a opção é deles.

Interessante é observar que quando se tem novos vizinhos, os moradores do bairro querem logo saber sobre a convivência. Para mim, ótima.

Eu também não sei nada, além disso, pois não sou bisbilhoteira quanto às miudezas dos outros.

Alguns outros cogitam o motivo da venda, provavelmente porque encontraram algum lugar melhor para si.

A gente não pode adiantar sobre como será dali em diante, mas as coisas vão conforme estão e, se está tudo bem, está. Porque ninguém sabe quais problemas enfrentará na existência, nem eu, nem eles e nem vocês que me leem.

Estou escrevendo para dizer que venderam a casa e que tenho novos vizinhos.

Mas, qual é o sentido de dizer que venderam a casa e que se têm novos vizinhos?

O sentido de escrever isto é que muita gente vendeu a casa na região e existem ruas próximas onde duas ou três casas não estão à venda ou foram vendidas.

O bairro tende a ter outra feição tendo em vista que quem faz as características de um bairro são os seus moradores.

Muitos dos que vendem as suas casas preferem morar em apartamentos. Muitos até mesmo perguntam se eu também venderei a casa. A minha resposta é a mesma, eu não sei. Hoje tenho uma opinião e amanhã posso ter outra, tudo é possível, mas, por enquanto, a resposta é não.

Preciso, no entanto, estar atenta às modificações urbanas que acontecerão, porque acontecerão. São novos vizinhos por aqui e novos vizinhos de bairro a algumas quadras de onde estou.

As mudanças que são imperceptíveis hoje e aos poucos serão visíveis e por certo, terei que me adaptar ao novo bairro que eu consegui sem vender casa alguma.

E foi assim que a minha casa mudou de bairro e eu me mudei sem saber.

Parece uma crônica, mas é uma reflexão.

Nenhum comentário: