Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Progresso e Civilidade / Reflexão

Progresso e Civilidade / Reflexão

     Ao escrever o título logo pensei no que todos vão pensar: na Bandeira Nacional.
     Progresso não é apenas o lema da nossa bandeira, é algo que modifica para melhor um “status quo” de um povo, uma nação, mas também da humanidade.
      De onde vem o progresso, de maneira geral? Vem da ideia de alguém que, resolve, inventa e apronta para que todos possam usufruir da sua ideia.
     Geralmente temos a ideia de que o progresso vem das invenções e, para que haja invenções, é necessário alto investimento. São os eletrodomésticos novos, são notebooks, etc. Esse é um conceito errôneo. As boas ideias aparecem de toda parte e basta ter a vontade de aplicá-la à prática. Às vezes não custa um centavo de investimento e vem de pessoas bastante humildes. Certa vez a moça da limpeza observou que numa casa onde havia cupim nas portas, a cera de chão os espantaria. Outra ideia caseira e maravilhosa: pimenta do reino mata traças e baratas e não é tóxica ao ser humano.
     Há muita gente criativa que resolve o problema de muita gente gratuitamente porque resolveu o seu problema também. Gente que faz o progresso acontecer a todos os outros.
     As barreiras criadas pela falta de civilidade são o impedimento do progresso.
     A civilidade, sob o meu ponto de vista, é muito além da cortesia que temos uns com os outros. A civilidade precisa da compreensão das necessidades e vontades do outro em sua completude, desde que não ultrapasse os parâmetros aceitáveis.
     Existem pessoas mais habilitadas e hábeis para lidar com situações que desconhecemos em sua magnitude. Assim, poucos de nós se habilitam a participar de um rallye e, a grande maioria de nós, mulheres, não entende de automóveis. É a realidade do nosso dia a dia e essa característica feminina deve ser aceita por todos os outros assim como a característica dos pilotos de rallye, os quais são especialistas nessa modalidade de competição. Isto é civilidade.
     Compreendendo o que é civilidade podemos almejar o progresso, permitindo que as ideias surjam e que sejam testadas na prática.
     Eu tenho observado pessoas com ideias e pessoas com civilidade e habilidades diversas para lidar com variadas questões.
     Por incrível que pareça, é tempo de pensar em melhorar, por mais que a realidade se apresente.

     Bom, um pensamento positivo sempre é bom.

Nenhum comentário: