Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Soul Music/ Reflexão



Soul Music / Reflexão

     Tive a oportunidade de visitar uma loja de cds, o que por si só é difícil de encontrar.
     Conversei com o senhor da loja e ele mostrou vários cds, nacionais e importados.
     O Rod Stewart lançou um cd chamado Soulbook. Eu pebsei que ralvez essa fosse a chance de entender a soul music, ou seja, a música da alma.
     Resolvi me testar e comprei o cd.
     A primeira faixa do cd é a canção It's the same old song, de 1.965, que diz em alguns versos que a música é a mesma, mas o significado com o qual ela chega à alma é diferente.
     A canção conta uma história, mas o refrão é para valer. Eu a ouvi quando criança, quando jovem e, agora, madura.
     Quando criança, eu subi na penteadeira da minha mãe, fiquei em frente ao espelho e disse que queria aprender a dançar. Bom, ela teve que ficar olhando para cuidar do espelho, de mim e as risadas dela ainda ecoam nos meus ouvidos. Bons momentos.
     Quando jovem, era disco music, dia da discoteca juvenil.
     Agora, é soul music e fala à alma dos diferentes significados de uma mesma canção durante a existência e o consequente aprimoramento da alma.
     Abriram-se novas perspectivas à canção-religiosidade.
     As outras faixas do disco contém músicas, por assim dizer, da alguma época anterior, mas ainda assim, da minha época.
     Nessa experiência tentei colocar a canção em sua época e lugar de audição.
     Uma das canções eu lembre até da estação de rádio am, que tocava os sucessos da semana do meio dia à uma hora da tarde. Lembrei do monofone de ouvido e do rádio de pilha à hora do almoço. A outra orelha era útil para ouvir que eu não estava com modos certos à mesa.
     De jeito nenhum eu almoço com fones de ouvidos e rádio ligado atualmente. A música continua agradável, mas de outra maneira, outro horário e lugar. Essa música calma me fez pensar que naquela época eu não pensava que gostava tanto de música como hoje eu comprovo.
     Comprar cds numa época em que se usa pendrive-USB, mp3, cartão de memória com arquivos de música, onde se pesquisam na internet as diversas interpretações das mesmas músicas, é quase um absurdo.
     Nesse momento eu percebi que a alma era quem conversava com as músicas, dava outro significado a cada uma delas.
     Ouvi com atenção às letras e aos ritmos, aos arranjos e os meus ouvidos são outros, embora estejam nas mesmas orelhas, desculpem o trocadilho, mas foi o que aconteceu.
     Seja lá como for, essa compra, esse cd, está sendo uma experiência fascinante em termos de aprendizado musical e aprendizado para a alma que tem outras referências de vida no presente momento.
     Em resumo: acho que entendi o que é soul music e a intenção do cantor em bolar o disco.
     Se quiserem ouvir, não precisam comprar em loja física, podem procurar lojas que oferecem o download para o computador.
     Hoje eu deixo essa sugestão para vocês. 

Nenhum comentário: