Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

sexta-feira, 2 de março de 2018

Tradução e Comentário


Tradução e Comentário

     Eu gostei muito desse termo, visto na televisão: Compromisso Positivo com a Realidade.
     A realidade é um ponto de vista recheado de constatações. Ninguém é adivinho, as coisas em volta em dimensões e proporções é que podem indicar a realidade e as suas possíveis projeções. É o lado humano e normal, que sem deixar de lado o lado divino, toma atitudes no dia a dia, tão normal quanto ir ao supermercado fazer compras.
     Admitir a realidade é o primeiro passo, saber de si e do seu meio, saber dos problemas, das facilidades e das dificuldades, dos talentos e fracassos.
     Uma vez, consciente dessa realidade, seja ela do jeito que for, é preciso tomar um posicionamento. Um exemplo muito simples: o arroz da cozinha acabou, e tem-se opções: ou se vai ao supermercado comprar arroz, ou, ao invés de arroz, cozinha um espaguete, ou algumas batatas, ou faz-se um pirão de farinha de mandioca e, assim por diante.
     O posicionamento positivo consiste nessa escolha e na aceitação de que o arroz acabou, ou na ida ao supermercado para comprar arroz.
     Esse posicionamento depende das variáveis disponíveis. Nesse caso específico, calcula-se o tempo de cozimento mais o tempo da ida ao supermercado e verificadas as disponibilidades na despensa, o que é melhor para a solução do almoço na hora certa.
     O tempo de cozimento dos outros pratos é diferente do tempo de cozimento do arroz e, os coparticipantes da mesa de refeições devem concordar com a decisão.
     Uma vez que se chegue a um acordo quanto ao complemento da refeição, pode-se ir à cozinha e prepará-la.
     Assim se toma uma atitude positiva para com a realidade.
     O comprometimento com a realidade circundante exige disciplina e vontade de realizar.
     Para que se preocupar com a falta de arroz, se ninguém quer almoçar, ou se qualquer complemento ao prato principal é bem aceito?
      O que não pode acontecer é se ignorar a falta do arroz e pensar que pode ser comprado a qualquer tempo.
      A constatação da realidade exige uma determinação quanto ao objetivo, nesse caso específico, o almoço e um complemento, mesmo que se tenha alface, abobrinha e frutas, falta um complemento.
     Uma vez que é direcionada a solução, o problema começa a ser resolvido.
     Pode-se comprar arroz para o dia seguinte, mas o almoço do dia está resolvido de maneira adequada.
     Dona de casa tem dessas coisas, pegar um assunto e traduzir para a sua realidade.
     Teve almoço.  

Nenhum comentário: