Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

http://frasesemcompromisso.blogs.sapo.pt/

O blog da Nina, menina que lia quadrinhos.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Passeio de Casa

Passeio de Casa


     Para quem está em casa sem muito o que fazer, uma boa ideia é passear acompanhada pelo Google.
     A ideia é a seguinte: escolhe-se uma localidade sobre a qual se tem alguma curiosidade e, pronto, o passeio virtual começa.
     O passeio é virtual, mas como o blog, a experiência é real.
     Outro dia me perguntaram por que é que ainda não conheço Manaus, Amazonas, Brasil. É só tomar as vacinas recomendadas e ir até lá. Afinal, quem vai para Nova York durante o inverno, se for esperto, toma a vacina contra a gripe e a pneumonia.
     O argumento é bom, mas eu não pretendo e nem posso viajar por enquanto, ando abraçando a casa, esse meu mundo diário.
     A curiosidade veio e cliquei no mapa de Manaus. Com o mapa na tela do computador a gente começa a idealizar uma possível estadia por aquele estado.
     O rio Amazonas, as regiões ribeirinhas, as ruas, as calçadas, as vitrines do que se veste por lá, é uma imensidão de novidades agradáveis de se visitar.
     E tem mais, a gente pode perceber o povo nas ruas, o indo e vindo pelas avenidas, é uma viagem.
     Além do mais, é uma viagem econômica, porque o gasto se resume em alguns biscoitos e uma garrafa de guaraná gelado em frente ao computador.
     Passeando sem pressa, pode-se observar a natureza, os barcos catamarã, as flores vitória-régia.
     Quando a gente sai do computador, a impressão que se sente é muito boa.
     Os problemas do dia a dia foram esquecidos e o lazer foi real.
     Do estado do Amazonas, o que eu experimentei na vida real foi uma compota de tamarindo e um panetone de cupuaçú, além de um caldo famoso que amortece a língua, espera um pouco, vou pesquisar o nome do caldo. Pronto o nome do caldo é "Tacacá no Tucupi". Há alguns anos atrás o SENAC de Curitiba trazia à cidade festivais gastronômicos e dentre esses festivais, eu me lembro de ter ido ao festival gastronômico de comida amazonense e estava tudo excelente. As reservas eram antecipadas e era preciso marcar com alguns dias de antecedência para conseguior almoçar lá no meio da semana. Aos finais de semana, a fila era tanta, que era impraticável. No entanto, na fila de espera eram servidos sucos típicos e castanhas para degustação.
     Passear pela internet é quase tão bom quanto ir ao festival gastronômico, mas não engorda.
     Também não esqueço de uma moça amazonense que estava repetindo a sobremesa, coisa que eu fiz também. Comen´tavamos que se comia demais nessas feiras, mas também o sabor do doce de tamarindo era inigualável.
     A moça, uma amazonense residente em Curitiba, disse que estava com muita saudade daquele sabor.
     Realmente muito bom, repliquei.
     _É pra comer de lamber os beiços.
     Concordei e enchi a cambuca com doce de tamarindo.
     Acontece que, viajar até lá, ainda não me foi possível, pelo menos até o Google mapas me permitir esse lazer.
     Desanuvia o espírito, coisa que os mais antigos diziam.
     Se você está em casa, como eu estou, escolha uma cidade, escolha um lugar que goste, visualize a rua e siga. Pare em cada esquina e semáforo, olhe o que a cidade oferece e se divirta. O automóvel é Google também.
     De vez em quando a gente inventa o lazer.

Um comentário:

Célia disse...

Esse é um dos meus passeios prediletos... Tranquilo. Saudável e bem baratinho... Faz um bem enorme! Por exemplo, rever cidade natal... Lembranças mil...
Abraço.